O novo Audi Q5 europeu traz um recurso inovador com uma luz de freio extra, diferente do que se vê nos modelos americanos.
+Aston Martin apresenta Vanquish 2025 com novo motor V-12 e design revolucionário
+Vídeo revela processo incrível de mergulho em ácido para remover tinta e ferrugem de uma Porsche 911
Além da tradicional terceira luz de freio no spoiler do teto, o Q5 exibe uma luz adicional no vidro da tampa traseira, incorporada na parte inferior do spoiler. Esta barra de luz interrompida é mais larga do que a luz de freio convencional, tornando-se mais visível para quem está atrás e ajudando a alertar os outros motoristas quando o Q5 estiver freando.
Enquanto o Audi SQ5 europeu apresenta múltiplas barras vermelhas, o modelo americano irá projetar “Quattro” no vidro traseiro, uma prática proibida na Europa por ser considerada publicidade.
O Q5 2025, assim como outros modelos recentes da Audi, oferece luzes configuráveis tanto na frente quanto na traseira, com faróis LED matriciais e lanternas digitais OLED personalizáveis que podem alertar sobre acidentes e panes.
Embora alguns considerem esses recursos de iluminação uma inovação interessante, outros podem vê-los como meros truques. Em comparação com o Q6 E-Tron totalmente elétrico, o Q5 mantém um design atraente e agora inclui ponteiras de escape reais, além de não ter as polêmicas luzes divididas do Q6.
Fonte: Motor1.com | Fotos: Audi MediaCenter – AUDI AG | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.